CCHLA RECEBE ACERVO PRODUZIDO E PESQUISADO PELA COMISSÃO DA VERDADE DA UFRN Acervo documental produzido pela CV-UFRN

A Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entregou ao Laboratório de Imagens (Labim) do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no último dia 10 de setembro, o acervo documental produzido e coletado durante os seus dois anos de funcionamento.

A transferência dos documentos da sala da Comissão da Verdade, prédio da Reitoria, ao CCHLA foi autorizada pela Professora Ângela Maria Paiva Cruz, Reitora da UFRN, e pelo Prof. Carlos Gomes, Presidente da Comissão. A destinação foi acompanhada pelo membro Juan de Assis Almeida; pela secretária Kadma Maia; a bolsista Mayane Costa e pela servidora Iris Álvares Dantas – Coordenadora do Labim.

Os documentos foram organizados, catalogados e digitalizados pela equipe da Comissão da Verdade e foram dispostos em doze caixas-arquivo, na seguinte divisão: Assessoria de Segurança e Informações da UFRN (ASI); Transcrições de Depoimentos; DVD-S – áudios, vídeos e documentos; Entidades de Representação Estudantil – Jornais diversos (1978-1986); Inquéritos Militares; Organismos Militares e de Segurança – Forças Armadas e DOPS-RN; Perseguidos Políticos da UFRN; Documentos oriundos do Arquivo Nacional/Brasília e Fotos da Comissão da Verdade da UFRN (apenas virtual).

A referida documentação tem grande valor histórico para a UFRN, uma vez que registra um cenário de violações de direitos humanos ocorridos, em âmbito da UFRN, durante a ditadura militar (1964-1985), que vai desde a expulsão de professores e estudantes até episódios de intervenções e cassações em órgãos estudantis. O material está disponível para consulta física e futuramente acessível no sítio eletrônico da BCZM.

Apesar da disponibilização à comunidade acadêmica e ao público em geral no laboratório do CCHLA, os membros da Comissão da Verdade esperam que os documentos subsidiem o Memorial da Resistência Universitária, recomendação da CV a ser desenvolvida no antigo prédio da Faculdade de Direito da UFRN, no bairro da Ribeira. Para isso, espera-se que os projetos e obras para restauro do espaço sejam finalizados, e a partir de então, a documentação ficará sob guarda do futuro Centro de Extensão em Cidadania e Cultura da UFRN.
(15/09/2015 às 00:00)