COMISSÃO DA VERDADE DA UFRN RECEBE SUGESTÕES DA COMUNIDADE PARA RELATÓRIO FINAL

A Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, entre 18 e 28 de agosto, sugestões da comunidade universitária para compor as recomendações de seu relatório final, a ser entregue à reitoria, no final deste semestre.

As sugestões serão analisadas pelos integrantes da Comissão e podem ser convertidas em recomendações à reitoria. Segundo o presidente da Comissão da Verdade da UFRN, Carlos Roberto de Miranda Gomes, as propostas devem ser restritas ao âmbito da instituição, compreendendo ações educativas de resgate histórico e fortalecimento das atividades acadêmicas em torno do tema “memória e verdade histórica”.

As sugestões poderão ser enviadas para o e-mail institucional: cverdade@reitoria.ufrn.br ou por meio do formulário constante no endereço http://www.comissaodaverdade.ufrn.br/contato.php (ABA FALE CONOSCO).

Criada pela Portaria nº 1.809/12-R com a finalidade de efetivar o direito à memória e à verdade histórica, a Comissão da Verdade da UFRN objetiva buscar subsídios esclarecedores de possíveis violações aos direitos humanos ocorridas no âmbito da UFRN em seus três segmentos - docente, discente e técnico-administrativo - referentes  ao período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988.

Comissão Nacional

Propostas que extrapolem o âmbito da UFRN poderão ser remetidas à Comissão Nacional da Verdade (CNV), que além de apurar as circunstâncias das graves violações de direitos humanos ocorridas no país entre 1946 e 1988, tem o papel de recomendar ao Estado e à sociedade brasileira mudanças de legislação, de regulamentos e de instituições. O intuito desse trabalho é fortalecer o regime democrático e evitar a violação de direitos humanos.

Para tanto, um formulário está disponível na página da CNV. Por meio dele, qualquer cidadão poderá enviar suas sugestões para o capítulo das recomendações do relatório final.

A recepção das sugestões populares está a cargo da Ouvidoria da CNV: https://ouvidoria.recomendacao.cnv.gov.br/index.php?a=add.

(19/08/2014 às 00:00)