COMISSÃO DA VERDADE DA UFRN REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO VERDADES CRUZADAS Pronunciamento da Reitora

A Comissão da Verdade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, na manhã desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), o Verdades Cruzadas. O evento contou com a participação da reitora Ângela Maria Paiva Cruz e do pró-reitor adjunto de Planejamento, Jorge Dantas, além de estudantes, professores e servidores técnicos-administrativos, representados na mesa pelo coordenador do SINTEST, José Rebouças.

Na ocasião, representantes dos Comitês e das Comissões da Verdade dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará apresentaram um panorama dos respectivos trabalhos e também foi proferida a palestra “Falácias sobre a Lei da Anistia”, pelo juiz Sílvio Mota, coordenador do Comitê da Verdade do Estado do Ceará.

Segundo o presidente da Comissão da Verdade da UFRN, Carlos Roberto Miranda Gomes, desde a nomeação, em dezembro de 2012, a Comissão vem trabalhando com tomada de depoimentos, busca de informações, coleta de dados e de documentos.

O advogado Marcos José de Castro Guerra, vice-presidente da OAB-RN, representando a Comissão da Verdade da Ordem, parabenizou a UFRN pelo avanço dos trabalhos da comissão e em seguida falou das parcerias de trabalho que estão desenvolvendo com a OAB do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, disse que neste evento é considerado o andamento das comissões que lutam pelo restabelecimento da verdade histórica em nosso país. “Nós estamos nos esforçando para purgar nossas tristezas de um tempo em que se criminalizou a utopia e colocaram sob maldição a palavra liberdade”, ressaltou.

Em sua palestra “Falácias sobre a Lei da Anistia”, em relação à lei da anistia (nº 6.683, de 28 de agosto de 1979), Sílvio Mota, guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional (ALN), apontou “as mentiras que perpetuam na Comissão Nacional da Verdade”.

(18/06/2013 às 00:00)