UFRN RECEBE ACERVO DA ANTIGA FACULDADE DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA Juan Almeida, Yasmênia Evelyn e Kadma Maia

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Comissão da Verdade, recebeu doação do acervo documental da antiga Faculdade de Sociologia e Política da Fundação José Augusto (FJA).

O acervo recebido consta de ofícios da diretoria da Faculdade, correspondências, documentos dos alunos, históricos escolares, atestados e processos em geral. A transferência foi concebida pela diretora da FJA, Ivanira Machado e teve o auxilio da servidora Ducineide Rodrigues e do bolsista da Comissão da Verdade da UFRN, Juan Almeida.

Analisada pela Comissão, a documentação traz uma grande contribuição para o resgate memorialístico da UFRN no período ditatorial militar (1964-1985). Além disso, significa fonte de pesquisa para toda comunidade universitária.

Faculdade

A referida Faculdade foi criada em 1966 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, durante a gestão do ex-governador Aluízio Alves, e sua administração foi assumida pela Fundação José Augusto, que já administrava a Faculdade de Jornalismo “Eloi de Souza”. Em 1975 a Faculdade de Sociologia e Política, foi incorporada à UFRN, como Curso de Ciências Sociais.

(02/04/2013 às 00:00)